segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dicas de decoração para a casa dos noivos

 24 de janeiro de 2011

Olá,


Hoje, quero dar uma ideia de lugar para comprar móveis e falar sobre cores de decoração. Sei bem o quanto se gasta em um casamento. Além da festa, cerimônia, lembrancinhas e todos os detalhes sonhados pelos noivos, há a casa para organizar, e não tem como fugir.

Conhece a Rua. Jurubatuba, em São Bernardo? É um ótimo lugar para comprar móveis mais baratos e muito bons. São diversas lojas de fabrica. Muitas opções de móveis planejados, sofás, mesa de jantar e tantas outras coisas que os noivos precisam comprar (ou precisam ser presenteados).

Dúvidas na escolha da cor da decoração

Quando fomos decorar nossa casa, fiquei insegura em relação às cores que optaríamos. A única certeza é que faríamos uma parede vermelha. Talvez um sofá cinza. Por fim, compramos o sofá vermelho. As paredes e a cortina brancas . Eu quis comprar um tapete verde limão e fiquei mais insegura ( não seria legal deixar uma casa com cara de natal o ano todo). Mesmo assim, comprei! Aí é só pensar “seja o que Deus quiser”. Normalmente, nos sentimos melhor repetindo isso algumas vezes (fica mais esta dica).

Me senti melhor, mas não fiquei tão satisfeita. Então, encontrei a paleta de cores (no eudecoro.com). Achei fantástica. Ufa, minhas cores (decoração vermelho e verde) são complementares! Descambei de vez e meti um adesivo de parede preto com verde limão. Do jeito que eu queria: um ambiente "quente" e moderno....e correto!

Todas as tonalidades presentes na roda das cores relacionam-se de 2 maneiras:

1. Cores complementares: estas são as cores que, na roda, encontram-se de lados opostos – caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. Produz um realce visual muito agradável quando utilizadas em conjunto, conferindo energia e movimento.
2. Cores harmoniosas: estas são as cores que encontramos encaixadas entre as cores primárias, como por exemplo, o encarnado, o violeta e o violeta-azul que, embora diferentes, mostram claramente que pertencem à mesma família de cores.
Paletas de cores
1. Monocromática: escolhe-se apenas uma cor, mas esta é utilizada em vários tons e intensidades distintas.
2. Harmoniosa: estas são as famílias de cores que encontramos situadas entre as cores primárias na roda das cores; sendo da mesma família, vão automaticamente funcionar bem.
3. Primária: embora sendo as cores mais fortes e dominantes, se as utilizar com um fundo branco (ou outra cor neutra), conseguirá equilibrar toda a paleta.
4. Complementar: escolhem-se duas cores complementares (opostas) da roda; enquanto a cor fria é aplicada na maior parte da divisão, a cor quente é aplicada em doses menores, ou vice-versa. Para conseguir um contraste mais ou menos evidente, basta alterar o tom e a intensidade das respectivas cores.
5. Semi-complementar: escolhem-se três cores da roda, começando, por exemplo, pelo verde e a sua cor complementar, o vermelho/violeta. No entanto, em vez de ficar pela cor complementar (vermelho/violeta) escolhe-se antes duas cores harmoniosas, ou seja, uma de cada lado da cor complementar, brincando com a sua intensidade para conseguir mais ou menos interesse. 

Gostou? Comente!
bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário